terça-feira, 14 de julho de 2009

O bom do banho




Os rituais e banhos de purificação causam muito mais que um efeito puramente psicológico como acreditam os céticos, embora o fator psicológico seja também importante. Existe o efeito espiritual que é o que muitos buscam, e o efeito fisiológico. Fisiológico? Sim fisiológico.

Sofremos diversas mudanças temperamentais durante o dia. raiva, estresse, angústia e outros sentimentos negativos acabam ocorrendo, o que gera diverssas substâncias químicas a partir do comando de nosso cerebro e que vão como uma avalanche direto para nossa pele. Até doenças estão indiscutivelmente ligadas a quadros emocionais e existe uma comunicação constante entre cérebro e pele. Somos realmente seres interessantes, somos capazes de modificar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos, nossas celulas estão constantemente sendo modificadas por nossos pensamentos!

Assim como quando estamos apaixonados ou felizes nossa pele parece ficar mais viçosa e saudável, o contrário também acontece quando estamos deprê. neurotransmissores- mediadores químicos que levam a mensagem de uma célula para outra- projetam substâncias agressivas na pele, o nível de hormônios importantes baixa, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele ficam distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e tudo isso é secretado pelas fibras nervosas da pele permanecendo em sua superfície. Algumas substâncias simplesmente evaporam, outras são gradualmente reabsorvidas, formando um ciclo, uma barreira praticamente física ao equilíbrio espiritual.

Como citou Shakespeare “ Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos”

Esses traços químicos de sensações e sentimentos ruins podem ser retirados com a limpeza física através da água que é, além de outras coisas, um purificador muito potente. Além dos benefícos gerais conhecidos por todos de limpar o corpo, ela nos livra das experiências acumuladas. Sem falar das comprovadas características anti-sépticas, antinflamtórias e té antibióticas de muitas ervas e materiais de purificação comumente usados.

Um exemplo de purificação física e espiritual:


Natro


A água de natro, à base de sódio, era muito usada no antigo Egito para purificar o corpo e um de seus mais importantes portais, a boca. Uma versão mais moderna do natro pode ser criada misturando bicabornato de sódio a água mineral ou de fonte. Para a purificação esfregue a água de natro pelo corpo durante o banho, faça um bochecho para purificar a boca também.



Bençãos plenas!

8 comentários:

Wagner Trindade disse...

Ola tudo bem?!
Desculpa minha ausência :( correria rs

Eu acredito que a água nos deixa purificado de muitas coisas dentro do nosso ser espiritual!!! temos exemplos do nosso dia a dia ... passamos o dia todo nos estressando , trabalhando muito, qdo chegamos em casa e toma um banho p dormi...ufa :o o alivio tanto mental como espiritual, nos alivia...

Belíssimo texto amiga

otimo dia bjuz

Anônimo disse...

Olá

Obrigada por ter passado no blog e ter deixado um comentário.
Vim aqui espreitar seu blog. É muito interessante, essas curiosidades.

Beijinhos


Filomena

Unknown disse...

Belo artigo!

o banho além de ser uma ferramenta de limpeza física e corporal é um ótimo agende de limpeza e purificação espiritual mesmo!

já me acostumei, e não consigo fazer meus rituais sem um bom banho antes!

bom texto!

Bênçãos de Diana.

.

([säm]) disse...

Adorei o seu post! Tem vezes que eu tomo banho mas saio do banheiro com a sensação de ainda estar suja...como se não bastasse lavar apenas com água+sabonete+shampoo =/

Banho de ervas aqui em casa é algo pra caso de emergência =/ (eu mesma sempre dou essa brexa >_<)

Mas é uma ótima dica!

Aliás! Seria legal ler um post seu sobre fontes de águas para purificação e cura no Brasil e no mundo *-*

Beijão!

Lady-San disse...

obrigado por comentar no meu blog!
adorei o seu!
e banho com ervas é fantastico!
ja sou sua seguidora :)
bjusss iluminados

Simone Alves disse...

Olá Amanda! Adorei suas palavras no perfil, talvez por me identificar com energia de Fada também.
Gostaria de trocar algumas idéias por e-mail é possível?
Sou de Porto Alegre/RS. E você?
meu email: simone.alves1111@hotmail.com

Bjus violeta...
é muito bom encontrar pessoas na mesma vibração...

Luciana Onofre disse...

Olá tomei a liberdade e linkei seu blog no meu.

Um abraço,

Luciana Onofre

Germinando
http://sementeperegrina.blogspot.com

Lucy in the Sky with the Daemons
http://labrujaysucasa.blogspot.com

Elaine Figueira disse...

Gostei muito do sua postagem. Se todos pelos menos lessem, teríamos um mundo um pouco mais equilibrado.

Bençãos plenas,]

Elaine