segunda-feira, 27 de abril de 2009

O coração e o útero da casa


O período paleolítico foi o primeiro e o mais extenso que conhecemos da história da humanidade. durante esse período, o homem construiu sua primeiras ferramentas que eram instrumentos feitos de pedaços de madeiras, ossos e, pedra lascada. Os homens do paleolítico ainda não produziam seu próprios alimentos, não cutivavam plantas e nem criavam animais. consumiam os alimentos que encontravam na natureza, coletavam frutos, grãos e raízes. Caçavam todo tipo de animais e pescavam. e por isso eram nomades, quando o alimento acabava lá iam eles atrás de seu sustento em outro lugar.

O controle do fogo foi uma das maiores realizações humanas do paleolítico, representou uma das grandes conquistas do homem sobre o meio ambiente. Com o domínio do fogo e a utilização das primeiras ferramentas, o homem paleolítico venceu dois grandes inimigos: o frio e a fome. Depois veio a aprendizagem do cultivo de alimentos com a agricultura e a criação de animais, que a mitologia atribue a Ceres, Demeter, Saturno, Osiris..

Hoje a cozinha é um dos melhores lugares de nossas casas, inclusive para a prática da magia. A cozinha é o lugar do fogo sagrado, é como o útero da casa. Temos agora outra forma de viver, diferente dos humanos primitivos mas a proteção fornecida por nossos lares e o alimento são igualmente essenciais para a nossa saúde e bem estar. Mesmo que a maioria de nós temos a impressão de que os alimentos já nascem embalados, direto no supermercado, devemos ter consciência de todo seu processo de nascimento, crescimento e preparo para entendermos o valor de cada grão, de cada folha e fruto.

Numa sociedade machista como a nossa, as mulheres são levadas a detestar cozinhar. Falta de tempo? Uma mulher moderna não combina com a cozinha? Perde sua força por manter seu instinto materno e preparar seu alimento e da sua família? Coisas que me fazem pensar, apesar da procura pelo Divino Feminino estar crescendo, temos que trilhar um longo caminho de volta pra casa, ou pra cozinha!!

A natureza feminina permite que façamos várias coisas ao mesmo tempo. Então, gostar de cozinhar e de outros "afazeres domésticos" não fere nossa capacidade de também sermos excelentes profissionais fora de casa. Com a vida corrida que temos hoje para não sobrecarregar as mulheres, os casais devem entrar em um acordo para a divisão de tarefas - e ainda se divertir e aumentar suas afinidades com isso.

As mulheres foram e são capazes de se adequar às várias exigências de um mundo patriarcal, ditado por e feito para os homens; então está mais do que na hora dos homens procurarem entender e se fundirem ao modus operandi feminino, pois todos têm a ganhar com isso - chegando a um equílibrio e junção de forças.

O ato de alimentar acompanha o universo feminino e da maioria das fêmeas da natureza. Durante a gravidez o corpo da mulher se transmuta para alimentar adequadamente mãe e feto. O útero é um verdeiro caldeirão da vida. Amamentar o filhote é natural e não deve ser encarado como uma obrigação, mas como um prazer. Isto parece óbvio, mas o que vemos é que até isso está sendo arrancado de nossa espécie, principalmente no mundo ocidental. uma licença maternidade de 4 meses como temos no Brasil não é tempo suficiente para prover o bebê de todos os benefícios do leite materno.

Somos provedoras do sustento da vida desde o início e não é porque disseram que devemos ser submissas que devemos mofar em casa sem aproveitar nossos dons, nem porque somos trabahadoras, estudantes, mães, tudo ao mesmo tempo, que devemos nos esquecer de nossa natureza. Mulheres, saibamos à pesar de tudo consiliar todas as nossa qualidades, capazes disso nós somos, com certeza. Vamos rever nossas ligações com os alimentos, suas qualidades mágicas, seus aromas e sabores. todo prazer de preparar um alimento com amor que ortalece o corpo e o espírito.

Benção dos Antigos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sobre a paixão

Tenho tendência a passar de estados de ânsia por saber (até perceber que exagerei de novo na compra de livros, ou fiquei muito tempo sem dormir pra manter a leitura em dia) a estados de total ausência nas coisas que me proponho fazer.
Isso é um problema pra quem inicia os estudos na bruxaria. outro problema é também achar que lindas ferramentas em prata, livros e mais livros de autores famosos, irão te fazer mais sábio ou talentoso na Arte. Confesso que tenho pouquíssimos instrumentos como atame, caldeirão.. não muito mais que isso. livros tenho muitos, livros que nem cheguei a ler, compro desenfreadamente! ó sociedade consumista que também me atingiu! ahaha. voltando ao tema...
A bruxaria não é um bom caminho pra quem é medroso, cabeça fechada, preconceituoso ou preguiçoso (embora eu seja um pouco). Quem escolhe voluntariamente o caminho da Arte deve ter em mente que ela fará parte da sua vida, irá colorir seu mundo com um leque de cores que você se quer imaginava que existissem. e você, bem, você jamais será o mesmo depois das profundas experiências que ela pode lhe proporcionar. mas você, obviamente, terá que doar um pouco de seu tempo.
Portanto use sua paixão, ela é a mesma que te deixa como uma criança boba ao lado do ser amado, você só tem que direciona-la.
E pode ter certeza que a paixão irá acontecer. se você levar os estudos a sério e a religião em sí. aos poucos as mãos da Deusa e do Deus estarão entrelaçadas as suas, o planeta como um todo será teu lar, não haverá mais limites para que sua busca aconteça e para que a paixão possa fluir.
Não tenha pressa, lembre-se que a magia da vida acontece de forma espontânea, não pode ser forçada e nem cresce em solo infértil.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Contagem regressiva para estados alterados de consciência.


Voltando ao assunto meditação, ela é um dos caminhos mais poderosos pois nos leva a muitas habilidades. O relaxamento é o primeiro passo para se entrar em estados alterados de consciência, facilita a transição da realidade externa para a interna. a respiração é um componente importante para o relaxamento, observa-la é um dos métodos mais usados de meditação, além de que, respirar de forma profunda e consciente faz baixar as ondas cerebrais de beta para estados mais baixos de meditação como o estado alfa.

A vizualização é um outro meio para o estado meditativo. dessa forma você fala diretamente a sua mente psíquica ( self mais jovem, ou eu inferior como também é conhecida), aquela que processa os símbolos, que é intuitiva ou o subconsciente.

Vou deixar aqui uma técnica que me ajudou a entrar em estados alterados de forma rápida, recorri a ela várias vezes durante minha jornada, é uma tecnica que envolve contagem e vizualização. mesmo que suas habilidades ainda não estejam tão aprofundadas você pode apenas manter o conceito e vizualizar da forma que conseguir..


[Contagem regressiva para um estado meditativo]


Relaxe todo o corpo, dos musculos da face aos pés, aos poucos...

(você pode também usar essa tecnica diretamente e alcançar rapidamente um estado meditativo, mas se puder começar por acalmar a mente e o corpo, pelo menos no inicio, com o relaxamento é melhor).

Vizualize uma tela gigante diante de você, pode ser um quadro negro, uma tela de cinema ou o que desejar, ela é como uma valvula de escape para a utilização do seu olho interior.

Vizualize então uma série de números contando regressivamente de 12 a 1. com cada número vc entra em um estado meditativo mais profundo. Os números podem ser de qualquer cor e forma que queira, desenhados como se vc os estivesse escrevendo ou aparecerem já escritos.
Ao terminar você estará em um estado meditativo.

Para entrar em um estado mais profundo e mais centrado começe outra contagem de traz pra frente de 13 a 1, mas não precisa vizualizar os números dessa vez, 13, 12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.

A partir daqui você pode continuar com outros exercícios de vizualização, meditação...

Para voltar ao estado normal conte de 1 a 13 e depois de 1 a 12. Suavemente começe a movimentar as mãos, os pés e o resto do corpo para trazer a consciência de volta ao mundo físico.

Pegue ambas as mãos e erga-as acima da cabeça com as palmas voltadas para baixo, pro topo da cabeça, passando pela sua testa, rosto, garganta, peito, abdomem, até a sua virilha e ao final sacuda as mãos como se as tivesse secando. Assim você traz seus chacaras ao estado normal (alguns se abrem durante os trabalhos psiquicos) e se equilibra.

Descance por alguns instantes até se sentir estabelecido, toque o chão ou coma alguma coisa se achar nescessário.


Esse exercício nos leva de forma eficaz a um estado meditativo, mesmo que tenha dificuldade de vizualizar os números mantenha o conceito deles até que se fortaleçam em sua mente. Contamos usando os números 12 e 13, bruxas seguem os ciclos naturais especialmente aqueles do sol e da lua. O calendário olar é baseado em doze divisões, como os doze signos do zodíaco, e o ano lunar está baseado nas treze luas. O sol está associado ao pensamento masculino, linear e lógico, à mente consciênte, e a lua está ligada ao intuitivo, ás energias femininas, emoção, mistério e a mente psíquica, por isso durante a contagem solar vizualizamos os números e a contagem lunar é feita de forma mais livre para que os números fluam intuitivamente.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

A meditação


Na bruxaria ou mesmo em outras crenças que visam o auto conhecimento, crescimento espiritual, intuição, desenvolvimento dos sentidos, a percepeção, etc, a meditação e visualização são tecnicas que devem ser aprendidas com o máximo zelo possível. A maioria dos principiantes na arte da meditação acha extremamente difícil relaxar e concentrar-se ao mesmo tempo. Muitos fazem uma força absurda e não conseguem nada. a conta de luz a ser paga, a aula de ingles, os filhos, o trabalho, parecem dançar na nossa mente. e quanto mais nos esforçamos para cessar os pensamentos mais a mente parece nos pregar peças, aumentando o ritmo frenético da dança dos pensamentos.. No começo é fácil se distrair com outras coisas, a mente está sendo invadida em uma área que ela não está acostumada e tenta lutar contra isso.

Culturas diferentes possuem técnicas próprias de meditação. no oriente é comum sentarem na posição de lótus; sentar-se no chão com as pernas cruzadas e a coluna ereta sem estar se apoiado em nada, pra mim essa posição sempre foi muito difícil e desconfortável, acho que pra muitos praticantes também. O ideal é se estar confortável, até pra manter as distrações como dores e formigamentos bem longe! só aconselho mater a coluna ereta (como apoiada no escosto de uma cadeira) e não praticar deitado ou cansado, há o perigo de se pegar no sono..

Pois bem, entre os pensamentos há um meio, um espaço entre eles, é como se houvesse um pensamento acontecendo num primeiro plano e outro pra surgir em um segundo plano e entre eles há um vazio. Esse "vazio" é um profundo silêncio, e a percepção desse momento remove a ilusão de separação de você com o resto do universo, nesse momento você alcança o infinito viajando pela escuridão aveludada do não- pensamento. É isso que devemos alcançar.

Esse estado alterado de consciência é totalmente nescessário para um ritual. Devemos então domar o que é considerado como uma fera selvagem, o primeiro plano da nossa mente.


Exercício


Providencie uma luz fraça ou chama de uma vela em algum lugar atráz de você, luz direta pode incomodar ou atrapalhar.

Sente-se confortavelmente com a coluna reta e começe fechando os olhos.

Respire profundamente algumas vezes, tente a respiração diafragmática (enchendo a barriga e não o peito), você pode contar as respirações ou apenas se concentrar nela. depois deixe-a voltar ao normal.

O objetivo agora é vaguear pela escridão de seus pensamentos, mesmo que eles pareçam querer funcionar mais que o normal não se impressione! Gentilmente mas de forma firme afaste-os .

Permaneça por alguns minutos mas lembre-se de não usar a força, apenas uma pressão sutil, se algo te levar a outros pensamentos volte novamente a seu estado de calma e continue treinando os pensamentos para que eles se acalmem, até que consiga manter esse estado de silêncio por algum tempo, nem que sejam poucos segundos.

Depois repita a respiração profunda, espreguice-se se quiser para voltar a seu estado normal e continue esse processo diariamente, mesmo que por poucos minutos.


Você estará fazendo 3 coisas;

-disciplinando sua vontade.
-descobrindo o silêncio sublime no centro de seu ser e ativando esse centro.
-e preparando o terreno para magia intencional.


Existem como já disse outras tecnicas, você pode usar a que se adaptar melhor.


Boa meditação!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Aos guardiões dos elementos


"Pequeninos guardiões

Seres de luz infinita

De dia me tragam a paz,

E de noite os dons da magia

Invisíveis guariões

Protejam os 4 cantos da minha alma,

Os 4 cantos da minha casa,

Os 4 cantos do meu coração!"